
Dia desses tive um sonho...
Sonhei que voltava ao passado e desfazia todos os mal-feitos: evitava todas as quedas que levei, fugia de todos os tropeços e percalços da minha vida, prendia todo o choro, não permitindo sentir dor ou derramar uma lágrima, reatava todas as amizades desfeitas e retomava o primeiro namoro, repetindo o primeiro beijo verdadeiramente apaixonado... era o sonho perfeito, a vida ideal; sem dificuldades, sem tristezas, sem ilusões!
Quando voltei ao presente, descobri que já não era mais eu quem voltava. Aquele indivíduo que voltou ao passado permaneceu lá, perdido em algum lugar distante. O "eu" que voltou se deparou com uma situação estranha: não sabia reagir diante de dificuldades, não sabia enfrentar desafios, obstáculos e nem que atitude tomar diante da dor.
A vida não havia ensinado essa importante lição de que a nossa existência se fundamenta pelo contraditório: se existe alegria, é porque em algum momento existiu a tristeza. Se existem sorrisos, é porque também existem as lágrimas. Se existe o bom, é porque existe o ruim.
Assustado e sem saber que atitude tomar, meus olhos se abriram e acordei aliviado por ter sido apenas mais um sonho estranho.
Mas o sonho me fez pensar...
O presente não existe sem o passado.
Todas as situações vivenciadas ao longo da minha vida foram experiências que me transformaram no indivíduo que sou hoje.
- Poderia ser diferente?
- É claro que poderia!
- Seria melhor? Pior? - Não sei. Apenas seria diferente. Outras lições, outras experiências, outros aprendizados ...
As marcas do tempo vão moldando e transformando nossa existência.

Não há conselho que supere a experiência ou a vivência. Você pode até saber que algo é bom ou ruim apenas por ter ouvido alguém dizer. Mas entender de verdade o valor "bom" ou "ruim" só é possível pela experiência.
É possível avisar uma criança, por exemplo, que uma chaleira de água fervendo machuca a mão, queima. Mas ela só vai entender de verdade a partir do momento que encostar na chaleira e sentir a queimada e a dor. Essa experiência/vivência traz um aprendizado significativo - que a criança leva para a vida inteira.
O que somos hoje é o resultado das marcas do tempo. De todas as experiências e vivências que tivemos, sejam ruins ou boas.
No futuro, as marcas do presente terão a mesma importância, afinal, o presente lá na frente será passado.
Por melhores ou piores que sejam essas marcas, o importante é saber tirar proveito, aprender alguma lição dessas experiências. As marcas do tempo nos ensinam a enfrentar todas as situações que se apresentam.
Por pior que possa parecer uma situação hoje, amanhã, olhando para trás, é possível perceber que foi importante de alguma forma ter passado por essa experiência. Assim, a lógica se inverte e uma experiência ruim se transforma em algo positivo, pois, de alguma forma gerou algum aprendizado.
Pois bem, parece impossível para mim sonhar coisas óbvias como uma queda, um acidente, estar perdido e essas coisas que pessoas normais sonham....
3 comentários:
*-*
Nossas escolhas fazem o que somos. Otimo post Mike.
seus dizeres me comovem e é bem isso msm q tu dizes pura verdade as vezes esqueçemos de viver o hj e pensamos demais no ontem ou no amanha apanhar vale apena?
claro mas nein sempre aprendemos com nossos erros e acertos continue assim pois seu futuro e brilhante e a esperança e a ultima q morre!
Postar um comentário