quarta-feira, 9 de maio de 2012

O amor não é o mais importante!!

Aprendi desde criança que o amor é o mais importante. Sempre ouvi falar desse sentimento como sendo "o dom supremo". Me ensinaram que o amor é um sentimento que aquece o coração, que nos leva a tratar as outras pessoas com respeito, com dignidade. Me ensinaram até a amar quem me odeia. Confesso que essa parte é mais difícil, e por ainda não ter aprendido, eu apenas ignoro essas pessoas.
Por muito tempo eu acreditei naquele trecho bíblico transformado em música por Renato Russo, que diz que "ainda que eu falasse a língua dos homens e falasse a língua dos anjos, sem amor eu nada seria".
De fato eu acreditava que "é só o amor, é só o amor que conhece o que é verdade. O amor é bom, não quer o mal. Não sente inveja ou se envaidece" (Renato Russo - Monte Castelo)
Um vídeo publicado no youtube essa semana (06/05/2012), mostrou que meus mestres estavam errados. Tudo o que me ensinaram sobre o amor pode até ser um discurso bonito e servir como letra de música. Mas não passa disso. É discurso. É balela!!
O amor pode até ser um sentimento bonito, mas não é o mais importante. Ele perde feio para o orgulho, para a arrogância, para a aparência e até mesmo para os rótulos e estereótipos.
A ficção do cinema se transfere para a vida real. Ou será que o cinema não tenha sido tão fictício??
No filme Orações para Bobby, o personagem comete suicídio por causa da pressão psicológica e do preconceito (bullying)  impostos pela própria família.
O vídeo postado no youtube essa semana conta a história de amor de Shane e Tom, um casal gay nos EUA. E assim como Bobby, na ficção do cinema, Tom acabou cometendo suicídio por causa da reação da sua família.
O romance de seis anos acabou em tragédia, tempos depois que Tom resolveu contar a família sua orientação sexual: que não foi aceita pelos pais. Tom se suicidou, após sucessivo bullying de seus próprios familiares. Após a morte, a família negou o direito de Shane a participar do funeral, e apagou qualquer ligação dele com Tom, inclusive o ameaçando fisicamente caso ele tentasse algum contato. Shane decidiu dividir com o mundo sua história de amor.
Que porcaria de mundo é esse, que impede as pessoas de serem felizes??
Por que me ensinaram que o amor é o mais importante, se o amor é tão combatido??
As pessoas têm que se matar para ter paz??
Agradeço por terem me ensinado a respeitar a dignidade de cada pessoa, seja ela como for ou o quê for. Mas vejo que não é bem assim!
Quantos "Bobbys" e "Toms" terão que se tornar mártires na luta pelo direito à felicidade?
É triste saber que o amor perde para a simples aparência, impressão e preconceito.
Abaixo, o vídeo corajosamente criado e publicado por Shane.
Não há muito o que dizer, a não ser lamentar...


5 comentários:

pablo disse...

não vou esqueçer desse texto nunca mais!

Mike disse...

Vlw Pablo!!!

Alan disse...

Simplesmente, um exemplo.

Viver é saber juntar as coincidências disse...

Adorei o texto, adorei o vídeo, quase chorei, que pena que para muitos isso que aconteceu, foi um alerta para pessoas diferentes desistirem de serem felizes e se entregarem a mentira que é a nossa sociedade.

Mike disse...

Infelizmente essa é a realidade de uma sociedade hipócrita, que prega aos quatro ventos que amar é o mais importante, mas que "criminaliza" o amor. Especialmente a hipocrisia religiosa!!!