quinta-feira, 29 de outubro de 2009

O caco de vidro

Vasos chineses normalmente são raros elementos de decoração. Por sua raridade, tendem a ser caros, preciosos e valiosos. Apesar disso, são frágeis e podem se quebrar facilmente.
Pessoas, e de uma forma geral os diversos relacionamentos interpessoais, são como esses vasos: raras, preciosas e ao mesmo tempo frágeis e quebráveis.

Quando o vaso se quebra, restam apenas os cacos. Uma vez partido, o vaso jamais será o mesmo: completo, pleno, perfeito. Perde, assim, o seu valor original, sua preciosidade.
Embora os cacos sejam do vaso, já não são mais o vaso... são apenas cacos!!!
O mesmo se aplica às pessoas... em algum momento da história esse vaso pode se quebrar: amizades, namoros e contatos se rompem; os laços se desfazem e jamais tornam a ser os mesmos.
Nesse momento, ficamos apenas com um caco em nossas mãos!!!
Esse pedaço de amizade, jamais será a amizade completa de antes. O pedaço de sentimento que insistimos em manter firmes em nossas mãos não é mais a amizade em sua essência... não é o namoro colorido... embora ainda carregue em si alguns traços.
O caco de vidro que insistimos manter firmes em nossas mãos tem uma carga de nostalgia... de saudade... traz em si apenas as lembranças.
Quanto mais o apertamos em nossas mãos, mais o pequeno pedaço de vidro nos machuca: corta e faz sangrar!

Pode ser difícil aceitar - ninguém nos disse que seria fácil - mas uma vez quebrado o vaso, para nada mais serve. Deixa de ser decorativo... perde valor... perde seu sentido!!!
A única atitude sensata para evitar a dor e a ferida é abrir a palma da mão e deixar cair o pedaço que restou de um lindo vaso, mas que agora, nada mais é senão um pequeno caco de vidro, antes que ele corte a sua mão!

6 comentários:

Anônimo disse...

MMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIITTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
BOM

Só um J disse...

Texto muito bom!!
Pra mim um texto bom é aquela que faz olhar meu interior!!
E esse fez, me remete várias coisas da minha vida!!
Abraço

Unknown disse...

nossa um senhor texto diria não um texto mas um sentimento que foi exposto atraves de palavras algo que realmente é verdade que sendo bem analisado é uma aproximação da nossa vida nossas amizades nossos encontros e desencontros enfim o retrato de uma vida! lindas palavras!!

Mike disse...

Owwwww galera...
Vcs elevam minha auto-estima assim!!!
hehehe
Vlw pelos comentários, Juju, JJA, e Enock...

Vcs são dmais!!!
^^

Henrique Arkanjo disse...

Você só escreveu falando vidro porque cristal é muito comum né? HAUAHUAUHAUHUAHUAUAU

Por isso gosto de ler seus textos... Penso que alguém finalmente consegue me entender!

Dr. Luciano Azevedo disse...

Olá, morei em Nanjing, na China e visitei várias fábricas de vasos. Os verdadeiros vasos chineses não quebram tão fácil assim, mas sim amassam. Isso mesmo, amassam. O revestimento deles é de minerais, mas em seu interior, cobre. Abraço.