segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Nostalgias e Perspectivas

Me perguntaram como eu resumiria o ano de 2013. Ora, eu jamais seria capaz de resumir um ano tão intenso quanto 2013. Um ano de muitas perdas e muitas conquistas.
Perdi várias pessoas bem próximas... conheci outras tantas. Conquistei objetivos. Perdi amigos, reconquistei amigos, fortaleci amizades, construí amizades.
Nessa época do ano são comuns as tais retrospectivas, um tanto chatas, admito.
Penso que também não seria capaz de fazer uma retrospectiva que fosse minimamente plausível. Determinados momentos só fazem sentido em seus contextos. Depois perdem o encanto, a graça e a intensidade.
Normalmente não gosto dessa confusão entre nostalgias e perspectivas. Talvez eu seja de fato um imediatista nato.
No entanto, essa época do ano me faz refletir sobre o próprio tempo. Incrível como o tempo coloca vida e morte lado a lado, como sinônimos. Parece estranho pensar em vida e morte nesse contexto. Mas é algo natural. Um ano se encerra e outro se inicia. Um ano de nossa vida passou e outro começa. Ganhamos um ano de vida e, ao mesmo tempo, estamos um ano mais próximos da morte. Assim, naturalmente, embora falar de morte parece não fazer sentido em um momento de alegrias, festas, comemorações e votos de um bom ano. Eis a grande contradição, onde ganhar um ano também significa perder!
Mesmo sem fazer uma retrospectiva detalhada e sem entrar em situações específicas, meu ano de 2013 vai deixar saudade sim!! Intensidade é a palavra que no momento melhor representa esses 364 dias (ainda falta um pra completar o ano de fato).
Sentirei falta de momento e pessoas que ficarão presos em 2013. Nostalgia e perspectivas são dois sentimentos que se fundem em minha mente e meu coração. Com todo tempo ocioso, as lembranças me ocorrem ora como devaneios, ora como se eu as vivesse novamente. Da mesma forma o futuro, ainda um tanto incerto.
Para mim, mais do que conseguir fazer uma retrospectiva do ano que passou, se torna muito mais significativo chegar ao final de 2013 e iniciar 2014 sem arrependimento ou mágoa. E assim, "tranquilinho" tenho a convicção de que poderia ter feito muitas coisas de uma forma diferente, mas não as deixaria de fazer.
As nostalgias de 2013 me fazem olhar para trás e agradecer por cada um desses momentos intensos. Por todos os laços estabelecidos e todas as conquistas. Pelos sorrisos e também pelas lágrimas que trouxeram algum aprendizado ou crescimento. Assim como as perspectivas de 2014 me animam a repetir a intensidade, a ousadia e a determinação do ano que se encerra.
Quem sabe nessas horas que ainda restam de 2013 eu tire tempo e faça uma breve retrospectiva. Agora, não há muito a dizer a não ser: 2013, valeu por tudo!!! 2014, venha com tudo. Pode vir quente que eu estou fervendo!!!

Nenhum comentário: