sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Sobre pessoas


A vida não vem com um manual de instruções... As pessoas tampouco!!
É comum pensarmos que todas as pessoas agem, pensam e se comportam como nós diante das mesmas situações. Daí decorrem boa parte das nossas frustrações ou decepções: esperamos que as pessoas ajam da forma que nós agiríamos.
Já te ocorreu que podemos não ser tão importantes para as pessoas que são importantes para nós? Ou que não representamos aquilo que de fato imaginamos representar na vida de alguém?
A imagem aí ilustra bem essa situação. Talvez tudo que alguém queira ou espera nada mais é que saiamos da vida dessa pessoa, o que, para nós, seria uma tragédia imaginar.
Pessoas não são descartáveis, mas também não são insubstituíveis.
Quantas amizades você já teve, imaginando que seria para a vida toda e hoje sequer conversam?
E aquele amor que também seria eterno?
Sentimentos nem sempre são correspondidos e nem sempre correspondem às expectativas.
É preciso saber respeitar as individualidades e, se soubermos que nem sempre somos tão importantes às pessoas que são importantes para nós, mesmo sem um manual de instruções, a vida será mais fácil de ser levada.
O importante é, em qualquer situação, sinceridade e honestidade. São valores fundamentais em qualquer lugar e em qualquer tempo. Nada me encanta mais que a sinceridade dos meus adversários. Gosto deles por transparecerem o que pensam a meu respeito, sem hipocrisia. Ao mesmo tempo, nada me enoja mais que a falsidade e a dissimulação. Sei que vivo cercado de pessoas que aparentam ser meus amigos, mas que em nada me acrescentam. E confesso que, mesmo sendo simpático com todo mundo, muitas vezes esqueço que essas pessoas existem, até encontrá-las, acidentalmente, por um descuido do meu anjo da guarda. Em contrapartida, existem pessoas que são fundamentais para mim. Cada pessoa tem o Mike que merece.
Sou muito grato por ter pessoas verdadeiras, que andam comigo - em meu coração - por onde eu for. Quando o sentimento é verdadeiro e recíproco, sei lidar bem com a distância. O que me falta, ainda, é saber lidar com os hipócritas que tento evitar e que o destino insiste em colocar perto de mim. Embora eu também agradeça por essas figuras existirem em minha vida, pelo menos me mostram e me ensinam, continuamente, no que não devo me tornar.
Quem sabe, finalmente, eu tenha aprendido que o tempo não muda as pessoas... a grande questão é que, com o tempo, elas acabam demonstrando quem e o que realmente são.
Essa talvez seja a grande receita!

Nenhum comentário: