sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

A solitude é viciante!

Alguém disse que "a solidão é perigosa e viciante. Uma vez que você se dá conta de quanta paz há nela, você não quer mais lidar com as pessoas".
Não faço a menor ideia de quem seja o autor dessa frase, fato é que a pessoa definiu a solidão a partir do que se chama, na verdade, solitude
Solitude, essa sim é viciante. É, literalmente, do latim, "a glória de estar sozinho". Pressupõe querer estar só e aproveitar esses momentos consigo. É escolher ser sozinho e ser feliz com essa escolha.
A solidão, por outro lado, não tem esse caráter deliberado; não é uma escolha, mas uma condição ou um estado. Por isso, solitude é a palavra que me encanta e me define!
Quanto prazer existe em estar só, em ter meus horários, minhas prioridades, meu barulho e meu silêncio, minha bagunça, tanto externa quanto interna.
A pandemia, que impôs o isolamento social e transformou meu 2020 em um dos melhores anos, mostrou o quanto as pessoas não estão preparadas ou dispostas e experimentarem verdadeiramente a solitude. O que se viu nesse período foram as redes sociais cheias de pessoas melancólicas, tristes, se sentindo presas no que, para mim, é a verdadeira liberdade.
Na contramão de todas essas pessoas, enquanto lia as suas reclamações, me dei conta do quanto eu sinto a verdadeira liberdade morando sozinho e ficando sozinho. Não consigo me sentir solitário e muito menos melancólico.
De fato reconheço a paz que existe na solitude... e gosto dessa paz!
Não confunda, jamais, "estar sozinho" com "sentir-se sozinho". Menos ainda imagine que "sentir-se sozinho" significa sentir-se abandonado ou ignorado. 
O que para alguns pode ser uma tortura, para outros pode ser o verdadeiro refúgio. Essa é a mágica!

Um comentário:

Anônimo disse...

Recentemente me dei conta de minha solitude e decidir que não estou preparado para abrir mão dela e escolhi seguir Caminhando dessa forma.