sábado, 9 de maio de 2015

Para o dia das mães

Por mais clichê que seja, é dia das mães e escrever sobre e para a minha mãe é fácil. Sempre tive na
minha mãe a minha melhor amiga. Não como um filho que tem que dar satisfação de seus atos, mas como um amigo que compartilha angústias e conquistas, tristezas e alegrias, medos e coragens.
Sabe aquela máxima que diz que mãe sabe de tudo? Então, a minha sempre soube. Ainda que eu tentasse esconder, parece que mãe tem um poder sobrenatural de saber o que a gente pensa e o que a gente faz.
Lembro que na adolescência, escondia cuidadosamente as carteiras de cigarro no meio das minhas roupas. Sempre que voltava para o meu quarto, a carteira me olhava sorrindo sobre minha cama, como que debochando da minha cara. Era o aviso de mãe: EU SEI O QUE VOCÊ FAZ E NÃO ADIANTA ESCONDER. Depois do recado silencioso, a pior parte era o sermão.
Em geral, mesmo sem dizer uma palavra, minha mãe sempre soube dar o recado. Foi assim que ela acabou me convencendo que eu não tinha como nem sequer motivos para esconder alguma coisa. Pelo menos não para ela. E assim nos tornamos cúmplices, de certa forma. Não que ela encobrisse minhas besteiras, mas ela sempre sabia. Ela sempre sabe!!!
E o que falar dos bilhetinhos na geladeira de "me acorda tal hora"? Até hoje funcionam...
De tantas histórias que eu poderia contar aqui, uma cena que eu nunca vou esquecer e que até hoje enche meus olhos, sem a melodia do sertanejo, mas que realmente me marcou, foi o dia em que saí de casa. Ainda que ela não dissesse "filho vem cá", como na música, lembro bem de quando meus pais foram me deixar na rodoviária. Já se vão 15 anos e ainda é uma cena emblemática. Ela permitiu que eu sentasse no banco da frente, com meu pai dirigindo e ela no banco de trás. O silêncio reinava dentro do carro. De vez em quando eu olhava pelo espelho retrovisor e via os olhos da minha mãe cheios de lágrimas. De alguma forma e por mais estranho que pareça, aquilo me fazia bem. Era prova de um amor sem limites.
No entanto, é a lei da vida. A gente cresce e toma o mundo. Até hoje não sei se foi uma decisão acertada ou não. Tem horas que penso que sim, mas tem horas que me bate uma dúvida...
Mãe, eu queria escrever um texto "bonitinho" para te homenagear. Mas acredito que o texto mais bonito já foi escrito pela própria vida ou, como eu sei que você prefere, por Deus. Ele escreveu a história de uma mulher pequena no tamanho, mas gigante na força, na coragem, na determinação e, sobretudo, no amor.
Você carrega uma história triste, mas que exalta ainda mais a tua força. Você perdeu a mãe cedo, sendo ainda uma criança, e quando se tornou mãe, ainda sentiu a dor de perder a primeira filha. Você é mais religiosa que eu, entende melhor o sentido das provações na nossa vida. Certamente isso tenha feito de você uma mulher ainda mais forte e uma mãe e esposa ainda mais dedicada.
Queria que Deus, o autor desse enredo que chamamos de vida, me explicasse de onde você tira tanta paciência para aguentar os meus dias de estresse e mesmo nesses dias, manter a voz carinhosa e amável. De onde vem tanta força para deixar os teus problemas e as tuas preocupações de lado e se dedicar inteiramente às preocupações e aos problemas dos teus filhos? Como um ser humano consegue ser tão forte e tão doce ao mesmo tempo?
Como minha melhor amiga, mãe, é sempre para o teu colo que eu corro. Ainda que distante, é na tua voz que eu busco força e coragem. Você sabe - e eu sei que você sabe - que muitas vezes ligo apenas para ouvir tua voz e me sentir um pouco mais protegido. Assim como sabe que algumas vezes eu finjo estar bem apenas para não dar mais preocupações, na verdade nunca é sério, mais manha do que qualquer outra coisa. No entanto, você também sabe que é contigo que eu compartilho todas as minhas alegrias e todas as minhas preocupações.
Eu não sei e nunca vou saber o que é o sentimento de mãe. Mas eu sei exatamente o que é o sentimento de um filho que sabe que tem uma super-mãe.
Muito mais que qualquer texto ou qualquer palavra, nesse dia especial eu só quero registrar a minha gratidão e o meu reconhecimento pela mãe que eu tenho. Com esse meu jeito marrento, confesso que não sei e nunca vou saber agradecer o suficiente por tudo o que você fez e ainda faz por mim.
Mãe, apenas saiba que tenho muito orgulho de ter você como mãe, como amiga e como exemplo. Mais uma vez não estou aí para poder te dar um abraço nesse dia especial. É mais uma vez a lei da vida e o seu preço. Mas receba, ainda que virtualmente, o meu carinho, o meu abraço, o meu amor, o me orgulho de ser teu filho e, principalmente, o meu muito obrigado. Você não apenas me deu a vida, como tantas outras mães fazem, mas você me ensinou a viver da forma mais digna possível.
FELIZ DIA DAS MÃES, com afeto e com saudade!!! TE AMO, MÃE.

Nenhum comentário: