quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Legado

Se você morresse hoje, que legado você deixaria?
Quem, ou quais pessoas sentiriam a sua falta de verdade?
Não é estranho que a morte, sendo a única certeza que temos nessa vida, é uma das coisas que menos sabemos lidar?
Me parece que não sabemos lidar com a morte porque ainda não aprendemos a lidar com a própria vida. Temos o hábito de protelar nossos afazeres, relegar coisas importantes a segundo plano e deixar tudo para mais tarde, quando sobrar um tempinho.
Agimos da mesma forma com as pessoas. Vivemos ocupados demais para mandar uma mensagem de OI, não tiramos mais tempo para uma boa conversa olho a olho. Nossas conversas, quando acontecem, se tornaram superficiais e rasteiras. Não temos (ou não tiramos) mais tempo para aproveitar a vida como deveríamos ou poderíamos.
Não sabemos lidar com a vida ou não nos organizamos para viver? Quando nos deparamos com o fato que ela pode acabar imediatamente, ficamos assustados, perplexos ou sem reação. A verdade é que não estamos preparados, não terminamos de organziar tudo o que deixamos para depois.
Qual foi o último abraço apertado sem motivo (sem ser por força de uma data especial) que você deu?
A correria rotineira nos impede de aproveitar a vida com mais intensidade. Estamos tão ocupados ou atarefados que deixamos os momentos de descontração ou lazer para aquele conhecido "se der tempo". E se o tempo acabar e não der mais tempo?
Existe uma frase que diz que "dessa vida só se leva a vida que se levou". Também, existe uma música conhecida cujo refrão diz que "é preciso saber viver".
Sabemos de fato aproveitar a vida em toda sua intensidade?
Estamos deixando um legado positivo para os que terão que conviver com a nossa ausência?
Não tenho todas essas respostas; confesso que não sei essas respostas sobre a minha própria vida. Assim como não sei o que dirão na minha ausência, embora confesso que gostaria de ficar para saber. Espero, sinceramente, que se não disseram "olha, ele está respirando", dentre tudo o que for dito, alguém afirme que eu soube aproveitar a  vida. Ao menos estou me esforçando para isso.

Nenhum comentário: